Just another WordPress.com site

O blog Prof. Jessica Sombra também está preocupado com a sua postura frente aos colegas e frente aos demais profissionais e possíveis clientes. Foi pensando em tal coisa que decidimos trazer alguns tópicos da linguagem corporal até o leitor. Oxalá, que todos possam utilizar as técnicas de Pease & Pease, de forma ética e, aprendam a observar os sinais que o corpo nos dá. Não se fala apenas com a boca!

Iniciemos, pois, com Os Três Princípios Da Natureza humana:

1 – O grande papel de sentir-se importante. “As maiores necessidades da natureza humana são: sentir-se importante, ser reconhecido e ser valorizado”. (Thomas Dewey) Diz-se, inclusive que, ser importante para a espécie humana chega a ser uma sensação mais forte que a das necessidades fisiológicas, pelo “querer” tornar-se perene. E é justamente por isso que o ser humano prefere roupas de grife, sapatos que brilham, e carros luxuosos. Para se ter uma ideia de tal princípio, as estatísticas apontam que a principal razão, segundo as mulheres, para o fim do casamento é o fato de se sentirem desvalorizadas, e não a violência ou outros atos opressivos.

2 – As pessoas interessam-se, acima de tudo, por si mesmas. Numa conversa, os assuntos mais importantes para seu locutor serão: as coisas dele; as necessidades dele; como ele pensa sobre determinado assunto; seus amigos e família; status dele. Você só será assunto realmente importante na conversa se lhe perguntarem a respeito. A maior dica a ser dada neste quesito é praticar, fazendo com que os outros se sintam importantes através do reconhecimento e valorização, no dia a dia, pelo período mínimo de 30 dias. Acabará por se tornar um excelente hábito para sua vida pessoal e sua carreira.

3 – Lei natural do retorno equivalente. Não tenha a menor dúvida de que tudo o que você fizer, voltará para você, de alguma força. Há uma espécie de impulso em cada um, movido pelo instinto de justiça que busca a oportunidade mais rápida para lhe retribuir. Algo importante a ser dito é que, para ser popular, a chave é fazer com que as pessoas sintam-se mais importantes que você. Do contrário, querendo ser sempre melhor que todo mundo, o complexo de inferioridade que surgirá nas demais pessoas motivará sentimentos negativos e de desapreço em relação a você.

A Fórmula do Elogio Sincero

  • Pronunciar o nome das pessoas: poucos de nós conhecem a força que tem a pronúncia do nome de nosso interlocutor, no início de cada frase, para potencializar sua atenção. Isso vale tanto para elogios como para qualquer frase em que você necessite da total atenção do indivíduo.

  • Dizer “de que/por que”: elogios soam pouco convincentes e podem incorrer na falsidade se o porquê de tal atitude não for abordada na conversa. “Fulano, achei sua palestra fantástica porque o tema é bastante recorrente e eu estava mesmo precisando aprender o mecanismo do mercado de capitais”. Simples. Bem simples. As duas dicas, certamente, abrirão portas a quem saiba utilizá-las.

A Fórmula de Como Receber um Elogio

Aceite + agradeça + seja sincero. Aqui, não se está dizendo para ser um falso sincero. Antes repelir um elogio a aceitá-lo de má-fé.

O post de hoje buscou atender a alguns pedidos que tivemos na nossa página pessoal do Facebook e que, seguramente, são úteis para toda e qualquer carreira. Continuaremos com o coaching em outras ocasiões. Leitores, fiquem atentos e comecem a empregar as técnicas aqui debatidas, hoje mesmo! Demais disso, recorde que, um simples aperto de mão pode dizer muito sobre a sua personalidade. Pode dizer o bastante!

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: