Just another WordPress.com site

Daremos continuidade ao nosso projeto ao qual denominamos “Coaching com Café”, baseado em princípios do Prof. Hilsdorf, da rede Starbucks, com estudos que esta que vos escreve tem empreendido com estudantes estadunidenses de Business, na Fundação Getúlio Vargas, São Paulo/SP.

6 – Desenvolver a autoconfiança

Há quem confunda autoconfiança com arrogância e/ou prepotência, sobretudo, quando é sabotado por si mesmo, através de uma baixa autoestima, julgado as atitudes dos demais. Bons resultados, invariavelmente, nos deixam mais suscetíveis a confiar no nosso potencial. É justamente esse o caminho: sucesso = autoconfiança, apesar da impressão de que é o contrário. São as pequenas vitórias cotidianas que nos preparam para as gloriosas. Nunca subestime os êxitos do dia a dia, haja vista que eles preparam o terreno para aquilo que ninguém acreditou que você conseguiria. Eu acredito em você. Eu acredito em mim. Você acredita em você?

7 – Tomar a iniciativa

No dizer do Prof. Hilsdorf, “iniciativa é a atitude de visualizar o que precisa ser feito e fazê-lo, sem que seja necessário receber qualquer solicitação para isso. Pessoas de iniciativa são automotivadas e proativas”. Numa linguagem bastante simplória: companhias, escritórios etc. não estão selecionando profissionais que ficam a espera de ordens, solicitações, requerimentos quando há a possibilidade de antecipar-se, sempre tendo em mente as tendências e o modus operandi da coisa. A iniciativa e o comprometido andam de mãos dadas. Iniciativa é começar, dar continuidade e terminar aquilo que deve ser feito, com responsabilidade. Como sempre costumamos dizer e até mesmo foi utilizado pelo Prof. Hilsdorf: pode ser que não possamos controlar o vento, mas é certo que podemos ajustar as velas do barco. Vamos começar?

8 – Praticar a persistência

Começar, dentre as fases de um projeto, por vezes, parece a mais fácil. Concluir aquilo que se dispôs a fazer, canalizando esforços, insistindo e buscando o resultado é o que chamamos de persistência. A teimosia difere de ser persistente no sentido de que o teimoso é incapaz de enxergar objetivamente o seu alvo enquanto que, o persistente conhece o caminho e dá tudo de si para lograr o êxito almejado. Persistência é algo que não combina com imediatismo. Em verdade, o imediatismo é algo desesperador! O Prof. Hilsdorf assevera que “persistência é a capacidade de continuar onde os outros desistem”. Sem persistência, os nossos passos estão fadados a resvalar. Força!

9 – Ser proativo

Ser proativo é ter a sensibilidade para captar aquilo que precisa ser feito, assumindo os riscos da atividade com total comprometimento. Diz o Prof. Hilsdorf que, “o profissional proativo age para modificar as circunstâncias, independentemente de elas serem ou não originadas por ele”. Vale ressaltar o trecho musical: “quem sabe, faz a hora. Não espera acontecer”. O reativo apenas assiste o desenrolar das ações. O proativo, por seu turno, chega primeiro e faz, com louvor, não só aquilo que era preciso mas obtendo os melhores resultados.

10 – Demonstrar comprometimento

Compromisso difere de comprometimento. O comprometimento tem muito mais que ver com estado de espírito, sentimento de dedicação e amor por aquilo que está sendo feito que propriamente um compromisso, uma obrigação, um dever. É certo dizer que, aqueles que são comprometidos não só conseguem atingir o alvo como acabam por superar-se. Nada pode ser mais benéfico na carreira que trabalhar com entusiasmo. É o comprometimento que deixa a sua marca. É o comprometimento que faz história.

 

Foto: Prof. Jessica Sombra

Comments on: "#CCC #ProfJessicaSombra – #Coaching com #Café – Dia 2" (2)

  1. Esse excelente post, além de sanar algumas das minhas dúvidas, serve com princípio norteador do bom desempenho profissional.
    Abraços e sigo comentando e partilhando.

  2. Dizer não à autosabotagem é um grande passo.
    Parabéns pela intercâmbio mais do que produtivo em São Paulo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Tag Cloud

%d bloggers like this: