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Depois de passar a noite no Aeroporto Internacional André Franco Montoro (GRU), pegamos um voo para Fortaleza/CE e nossas lições de coaching não param! Serão sete postagens com dicas de carreira aprendidas e absorvidas na Fundação Getúlio Vargas e com o Prof. Hilsdorf, tendo sido aplicadas no nosso projeto “Coaching com Café”, na Starbucks, a rede mais famosa de cafés do mundo.

16 – Ser ético

A priori, cumpre dizer que a palavra “ética” deriva da palavra grega ethos cuja tradução pode ser feita como “caráter”. Ser uma pessoa ética importa ter caráter e, obviamente, agir com ética é ser pautado pelo bem comum antes de qualquer pensamento de cunho egoístico. Por decorrência lógica, quando se trata de um Código de Ética dentro de uma companhia, qualquer que seja o lugar, significa que toda aquela normatização tem, como fim último, a realização dos benefícios que são os responsáveis pelo próprio existir da sociedade. Assim sendo, o descumprimento de tais preceitos geram uma sanção, a depender da gravidade do ato realizado. O Prof. Carlos Hilsdorf cita, como exemplos: lealdade; transparência; responsabilidade; honestidade; sigilo; prudência; compreensão; imparcialidade; solidariedade; respeito; integridade; comprometimento. Ser ético é primar pela excelência quanto aos valores!

17 – Elevar a autoestima

Já pararam para perceber que é sempre a mesmo discurso de que “é preciso ter autoestima, se amar” sem que as pessoas adentrem, de fato, no mérito da questão? Por que é tão importante ter autoestima? Porque é necessário conhecer e valorizar a si próprio para, posteriormente, exigir do outro o respeito e dignidade que nos são inerentes. Quantos profissionais frustrados não existem por aí pelo simples fato de não se darem ao respeito e valorizarem toda a sua bagagem? Na magistral lição do Prof. Hilsdorf, autoestima é como você avalia seu nível de adequação e aceitação diante dos desafios da vida. Dentro de cada um há uma trave impedindo o autoconhecimento e a utilização da sabedoria que carregamos: o medo. Para romper tal fronteira mister se faz evitar comparações externas. Você e você mesmo é o seu próprio e único paradigma. Supere-se! Não há nada mais difícil que vencer a si mesmo, com humildade, dedicação, seriedade. Muitos pensam que o melhor caminho é a autopromoção, narcisismo e falso marketing pessoal, sem imaginar que essa via é característica dos que possuem distúrbios psíquicos. Nunca esqueça de conhecer a si mesmo!

18 – Aprimorar a resiliência

Se há uma coisa que iguala todos os ramos profissionais é a pressão que o meio exerce, sem dó, no trabalhador. Resiliência é, portanto, a capacidade de manter o equilíbrio diante de tamanha cobrança e suportar e vencer as dificuldades de cabeça erguida. Nos dias em que nos encontramos, ter resiliência não se restringe a sorte: você tem de ter! Simples?! Não, não é algo simples. Em verdade, nenhum dos passos aqui descritos são considerados fáceis ou automáticos. Não há mesmo fórmulas mágicas para o sucesso. Entretanto, há atalhos, dicas que, sem sombra de dúvida, alavancam ou aceleram o processo, como as que estamos apresentando. Diz o Prof. Hilsdorf que “nosso grau de resiliência é uma consequência da boa estruturação de nosso universo interior e depende dos vínculos que estabelecemos com a vida e com as pessoas mais significativas que dela participam”. É sabido que temos emoções e que, por vezes, o trabalho torna impossível a separação da razão e das primeiras, porém, esmorecer não deve ser opção. Lutar, recomeçar, reconstruir, suportar a pressão, todas e quantas vezes necessárias forem. Eis o que o mercado demanda.

19 – Saber escutar

Há a antiga confusão entre ouvir e escutar. Ouve-se muito, mais do que deveríamos, enquanto que escutamos aquém do que precisamos. Quem escuta deveras, é capaz de reproduzir o que escutou, verbalmente. O mesmo não se aplica a quem apenas ouve. Escutar é selecionar, com bastante atenção, aquilo que se ouve e aquilo que se deseja apreender como conteúdo. Até se pode ouvir algo por acaso, mas escutar é esforço consciente. Aquele que deseja estar ou já se apresenta como pronto para o mercado não só escuta o que é dito como capta a mensagem das entrelinhas. Ensina o Prof. Carlos Hilsdorf que algumas atitudes minam a consecução de um resultado propício: falta de humildade; arrogância, concentração deficiente; preconceitos. Ao escutar uma conversa, faça check-list mental dos pontos realmente importantes para que o assunto seja melhor apreendido. Alguém que sabe escutar ativamente, produz muito mais e seus relacionamentos estão muito bem alicerçados. Esse misto de virtude e competência deve fazer parte de sua marca.

20 – Comunicar-se bem

Tendo em mente a natureza gregária do ser humano, deduz-se que a existência se tornaria impossível sem a comunicação, sem o ato de tornar comum e dar significado a algo a ser compartilhado com outras pessoas. Preleciona Hilsdorf: “nenhum de nós pode viver isoladamente, precisamos uns dos outros; e a maneira como nos comunicamos estabelece a qualidade desse relacionamento”. Algumas pessoas parecem ter um verdadeiro dom para comunicar-se enquanto que outras gastam anos em bancos de faculdades para lograr tal resultado. O que importa aqui é demonstrar a importância de uma comunicação eficaz. Hilsdorf aponta algumas direções para aqueles que desejam aprimorar sua capacidade de comunicação: aprender primeiro a escutar; ser você mesmo, natural e espontâneo, comunicando-se com confiança; ser claro e objetivo, valorizar o tempo das pessoas; aprimorar sua cultura, vocabulário e fluência verbal; aprender mais sobre a comunicação não verbal; imprimir um ritmo agradável e coeso; envolver seu interlocutor, ser interessante, falar e escrever para o outro, considerando o universo dele (crenças, valores, cultura, idade etc.); usar empatia para adequar a comunicação e fazer perguntas a fim de checar se está sendo entendido ou não.



Comments on: "#CCC #ProfJessicaSombra – #Coaching com #Café – Dia 4" (1)

  1. Que ótimo texto! Havia lido ele quando estavam em São Paulo, mas não deu para comentar do jeito que eu queria, do jeito que o post merece!
    Aprendi com o coaching que o direcionamento é mais importante do que a velocidade, pois às vezes estamos em um caminho que não é o mais apropriado para obter êxito e fazemos com um ímpeto impreciso. Quando se tem direcionamento se tem velocidade, ou melhor, nossa meta é alcançada no momento em que planejamos. Gostaria de deixar essa mensagem para complementar o ótimo texto que li. Abraço Professora, com P maiúsculo!

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